A PRODUÇÃO DE UMA VIDEONOVELA SOBRE A CRIAÇÃO DE MONOGRAFIAS EM LIBRAS PARA ALUNOS DE PEDAGOGIA DO INES
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i41.6288Palavras-chave:
Pedagogia bilíngue de surdos, Monografia em Libras, Videonovela em LibrasResumo
Este trabalho consiste em um relato e análise da experiência de produção de um material em vídeo do gênero novelístico que foi desenvolvido entre os anos 2018 e 2020 pelo grupo de pesquisa Educação, Mídias e Comunidade Surda. Este material tem como objetivo ambientar alunos do Departamento de Ensino Superior (DESU) do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) na produção de suas monografias em Libras. A monografia em Libras é uma conquista da comunidade acadêmica, e principalmente das lideranças surdas que lutaram e conquistaram o direito de produzir como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) suas monografias em Libras. A partir de estudos realizados no ano de 2017 e 2018 sobre características visuais, gêneros e tipologias catalogadas durante todo o ano e pesquisas feitas a partir dessa coleta de dados, concluiu-se que o gênero de vídeo que melhor se adequaria para a produção deste material é o gênero novelístico, tendo em vista que é o que mais se encaixa didaticamente com os objetivos dessa produção. A intenção desta ação foi relatar a construção de uma forma de acesso aos processos de elaboração de monografias, em Libras, que não fosse somente uma tradução direta do atual Manual de Monografia em Libras, ofertado até o momento em Língua Portuguesa.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Práxis Educacional

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.