KANT E A DIDÁTICA ANTROPOLÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i37.6449Palavras-chave:
Kant, Didática, AntropologiaResumo
Kant define a antropologia como uma doutrina sistemática que contém o nosso conhecimento do homem e sugere que a esse conhecimento pode ser dada uma perspectiva fisiológica ou pragmática. A primeira envolve o conhecimento das coisas do mundo, ou o homem como um objeto da e na natureza; a segunda abarca o conhecimento do homem como ser atuante, livre, como cidadão do mundo. A antropologia kantiana adere à perspectiva pragmática e divide o seu material de acordo com uma Didática antropológica e uma Caracterização antropológica. O trabalho procura deter-se na exemplificação da Didática antropológica a partir da abordagem kantiana do tema da prudência (certa arte de conviver na civilização), tentando demonstrar que nesse ponto encontramos uma antropologia filosófica associada a um processo marcadamente pedagógico.
Downloads
Referências
CASTILLO, M. Introduction à l’anthropologie kantienne. Paris : École des Hautes Etudes en Sciences Sociales, 1996.
CASTILLO, M. Kant et l’avenir de la culture. Paris: Puf, 1990.
DESCARTES. Descartes à P. Mesland, 2 mai 1644. In Oeuvres de Descartes (Tome IV). Publiées par C. Adam & P. Tannery. Paris: Vrin, 1996.
DICTIONNAIRE ETYMOLOGIQUE. Paris : Centre National des Ressources Textuelles et Lexicales, 2012.
FOUCAULT, M. Introduction à l’Anthropologie. Paris : Vrin, 2008.
KANT, I. Antropologia de um ponto de vista pragmático. Trad. de Clélia A. Martins. São Paulo: Iluminuras, 2006.
KANT, I. Kant’s gesammelte Schriften. Herausgegeben von der Königlich Preussischen Akademie der Wissenschaften. Berlin, 1900.
- Kritik der reinen Vernunft (KrV)
- Metaphysik der Sitten (Metaphysik)
- Grundlegung zur Metaphysik der Sitten (Grundlegung)
- Beantwortung auf die Frage: Was ist Aufklärung? ( Was ist Aufklärung)
- Über Pädagogik (Über Pädagogik )
- Kritik der Urteilskraft (KU)
- Logik (Logik)
- Reflexionen (Reflexionen.)
MARROU, H-I. Histoire de l’éducation dans l’Antiquité. Paris : Seuil, 1948.
MENEZES, E. História e esperança em Kant. São Cristóvão/Aracaju: Editora da Universidade Federal de Sergipe/Fundação Oviêdo Texeira, 2000.
RUFFING, R. L’homme comme expression de l’inconditionné dans la natur. Trans/Form/Ação, São Paulo, 32(1): 37-53, 2009.
STARKE, Fr. Ch. (Hrsg.). Immanuel Kants Menschenkunde / nach handschriftl. Vorlesungen hrsg. von Fr. Ch. Starke ; im Anh., Immanuel Kants Anweisung zur Menschen- und Weltkenntnis, nach dessen Vorlesungen im Winterhalbjahr 1790-1791 hrsg. von Fr. Ch. Starke ; mit e. Vorbemerkung von Giorgio Tonelli. Hildesheim: Olms Verlag, 1976.
VANDEWALLE, B. Kant. Educación y crítica. Trad. de Horacio Pons. Buenos Aires: Nueva Visión, 2004.
VERGNAUD, G. Rapport Carraz. In: CARRAZ, R. Recherche en éducation et développement de l'enfant (Rapport au ministre de l'Industrie et de la Recherche). Paris: La Documentation française, 1983.