Praticismo e conhecimento na educação popular

Autores

  • Cláudio Felix dos Santos

Palavras-chave:

Conhecimento, Educação Não-Escolar, Praticismo

Resumo

O praticismo é aqui entendido como a ação prático-utilitária visando a fins imediatos sem as mediações de análises teóricas de caráter histórico-social nos processos de intervenção social e política. Neste texto elaboro alguns apontamentos da trajetória da inflexão praticista na formação de quadros e na organização dos trabalhadores no Brasil analisando algumas proposições teóricas que oferecem suporte a esta concepção de intervenção na luta de classes. O ponto de partida deste artigo é a abordagem de aspectos da pedagogia freireana, suas relações com as transformações do pensamento de esquerda na Europa nos anos 1960 e sua influência na formação de militantes. Em seguida discorro sobre o problema do conhecimento na educação popular e suas implicações na teoria e prática das lutas sociais na atualidade.

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Como Citar

DOS SANTOS, Cláudio Felix. Praticismo e conhecimento na educação popular. Práxis Educacional, [S. l.], v. 7, n. 11, p. 157–173, 2012. Disponível em: http://app-testes-periodicos.uesb.br/praxis/article/view/670. Acesso em: 14 maio. 2025.