Abrir caminhos para a investigação em educação: design-based research
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i48.8821Palavras-chave:
Design-Based Research, Investigação em Educação , MetodologiaResumo
No início do século XXI, no campo da Educação surgiu a metodologia de investigação Design-Based Research (DBR) que liga a investigação e a prática na educação envolvendo todos os participantes do cenário educacional: estudantes, professores e/ou outras partes interessadas. Todos se tornam atores da investigação. Este capítulo apresenta uma breve visão da origem histórica da DBR, mostrando como se evoluiu da investigação ação e da investigação participada para o conceito da DBR e a metodologia DBR. Argumenta, ainda, como a DBR pode constituir uma metodologia apropriada à investigação que recorre ao digital como o seu ambiente operativo. Para tentar encontrar um equilíbrio entre considerações teóricas e exemplos concretos sobre a metodologia, delineiam-se três eixos: - a apresentação de breves perspetivas teóricas; - a inovação educacional: Design-Based Research; e as etapas de uma investigação em Educação com a metodologia DBR.
Downloads
Referências
Anderson, T., Shattuck, J. (2012). Design-Based Research: a decade of progress in education research? Educational Researcher.
Bannan-Ritland, B. (2007). The integrative learning design framework: An illustrated example from the domain of instructional technology. In: Plomp, T., Nieveen, N. (Eds.). An introduction to educational design research. Netherlands Institute for Curriculum Development. 53-73.
Barab, S., Squire, B. (2004). Design-based research: Putting a stake in the ground. Journal of the Learning Sciences, 13(1). 1–14.
Brown, A. L. (1992). Design Experiments: Theoretical and Methodological Challenges in Creating Complex Interventions in Classroom Settings. The Journal of the Learning Sciences. 2(2). 141-178.
Cobb, P. (2001). Supporting the improvement of learning and teaching in social and institutional context. In :S. Carver & D. Klahr (dir.), Cognition and instruction : 25 years of progress.455-478. Mahwah, NJ : Lawrence Erlbaum Associates, Inc.
Cobb, P., Confrey, J., diSessa, A., Lehrer, R. & Schauble, L. (2003). Design experiments in educational research. Educational Researcher.32. 9-13. DOI : 10.3102/0013189X032001009
Confrey, J. (2006). The evolution of design studies as methodology. In R. K. Sawyer (Ed.), The Cambridge handbook of the learning sciences (pp. 135–152). New York: Cambridge University Press.
Christensen, K. & West, R. (2017). The Development of Design-Based Research. In West, R. (Ed.), Foundations of Learning and Instructional Design Technology (1st ed.). https://lidtfoundations.pressbooks.com/
Design-Based Research Collective. Design-based research: An emerging paradigm for educational inquiry. (2003). Educational Researcher. 32 (1). 5-8. DOI: 10.3102/0013189X032001005. http://www.designbasedresearch.org/reppubs/DBRC2003.pdf
Herrington, J. et. al. Design-based research and doctoral students: Guidelines for preparing a dissertation proposal. (2007). Edith Cowan University. ECU Publications. http://doc.utwente.nl/93893/1/Design-based%20research%20and%20doctoral%20students.pdf
Hoadley, C. Methodological alignment in design-based research. (2004) Educational Psychologist. 39(4). 203-21. http://www.leaonline.com/toc/ep/39/4
Ireland, C. The Changing Role of Research. (2003) In: B. Laurel (Ed.) Design Research. Methods and Perspectives. Cambridge, MA: The MIT Press.
Jonassen, D.H. Toward a design theory of problem solving. (2000) ETR&D 48. 63–85. https://doi.org/10.1007/BF02300500
Juuti, K.; Lavonen, J. Design-based research in science education: one step towards methodology (2006). In: NorDiNa. 4. 54-68.
Lewin, K. (1946). Action Research and Minority Problems. Journal of Social Issues (2), 34-46. DOI : 10.1111/j.1540-4560.1946.tb02295.x
LIU Michel, 1992, «Représentation de la recherche-action: définition, déroulement et résultats », Revue Interantionale de Systèmique, vol. VI, n°4, p. 293-311.
Matta, A. E. R.; Silva, F. P. S. da; Boaventura, E. M. (2014). Design-based research ou pesquisa de desenvolvimento: metodologia para pesquisa aplicada de inovação em educação do século XXI. Revista da FAEEBA: educação e contemporaneidade, Salvador. 23(42). 23-36. https://drive.google.com/file/d/0Bw5AkbjDMRP7a2ZSdDRFZklJeVE/view?pli=1
Morin, E. (1990). Introduction à la pensée complexe. Le Seuil. Paris.
Mulbert, A. L e Pereira, A. (2017). Processo de Pesquisa Adaptado para a Investigação em Inovação em Educação a Distância segundo a Abordagem Design-Based Research. ReTIC - Revista Tecnologia da Informação e Comunicação – Teoria e Prática, Universidade do Sul de Santa Catarina, Santa Catarina. http://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/ReTIC/article/view/4502
Newman D. (1990). Opportunities for research on the organizational impact of school computers. Educacional Researcher. 19(3).8-13.
Nobre, A., Mallmann, E. M., Martin-Fernandes, I. e Mazzardo, M. D. (2017). Princípios teórico-metodológicos do Design-Based Research (DBR) na pesquisa educacional tematizada por Recursos Educacionais Abertos (REA). Revista San Gregorio. http://revista.sangregorio.edu.ec/index.php/REVISTASANGREGORIO/article/view/425
Penuel, WR, Roschelle, J, & Shechtman, N. (2007). The WHIRL co-design process : Participant experiences. Research and Practice in Technology Enhanced Learning, 2(1), 51-74. DOI : 10.1142/S1793206807000300
Pereira, A., Cardoso, T., Monteiro, V., Pombo, C. (2020). Observação e Design-Based-Research em contextos online, NTQR (5) | A prática na Investigação Qualitativa, DOI: https://doi.org/10.36367/ntqr.5.2021.57-70
Pereira, A., Oliveira, I. (2020). Design-Based Research e Investigação-Ação: Dois Olhares que se entrecruzam. In Investigação Qualitativa Em Educação: Avanços e Desafios. DOI: https://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.336-350
Peterson, R.; Herrington, J. (2005). The state of the art of design-based research. The World Conference on E-Learning in Corporate, Government, Healthcare, and Higher Education. Vancouver, Canada, 24 out. 2005. http://ro.uow.edu.au/cgi/viewcontent.cgi?article=1060&context=edupapers
Plomp, T. Educational Design Research: an Introduction. (2013). In: PLOMP, Tjeerd; NIEVEEN, Nienke (eds.). Educational Design Research - Part A: An introduction. Enschede, the Netherlands: SLO.
Ramos, P., Giannella, T.R. e STRUCHINER, M. A (2010).Pesquisa baseada em design em artigos científicos sobre o uso de ambientes de aprendizagem mediados pelas tecnologias da informação e da comunicação no ensino de ciências. ALEXANDRIA Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, 3(1) 77-102.
Sandoval, W., e Bell, P. (2004). Design-Based Research, Methods for Studying Learning in Context. Introduction. Educational Psychologist. 39(4). 199-201. DOI:10.1207/s15326985ep3904_1
Sensevy, G., Forest, D., Quilio, S., e Morales, G. (2013). Cooperative engineering as a specific design-based research. ZDM, the International Journal of Mathematics Education, 45(7), 1031-1043. DOI : 10.1007/s11858-013-0532-4
Van Den Akker, J., Gravemeijer, K, McKenney, S. e Nieveen, N. (Eds). (2006). Educational design research. London: Routledge. ISBN10: 0-415-39635-2
Vygotsky, L. (1978). Mind in society. Cambridge, MA: Harvard University Press.
Wang, F. e Hannafin, M. J. (2005). Design-based Research and Technology-Enhanced Learning Environments. Educational Technology Research and Development. 53(4). 5-23. https://ideascale.com/userimages/sub-1/898000/panel_upload_12279/30221206.pdf
Zheng, L. (2013). A systematic literature review of design-based research from 2004 to 2013. Journal of Computer Education 2(4). 399–420. http://link.springer.com/article/10.1007%2Fs40692-015-0036-z
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Práxis Educacional

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.