Representações sobre corpo, gênero e sexualidades de estudantes das licenciaturas do Instituto Federal de Sergipe, campus Aracaju
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxis.v13i24.930Palavras-chave:
Gênero, Diversidade Sexual, Formação DocenteResumo
Neste texto discutimos os discursos que atravessam as representações dos estudantes das licenciaturas do Instituto Federal de Sergipe (IFS), Campus Aracaju, a respeito do corpo, gênero e sexualidades, durante o processo formativo. Nossa análise é influenciada pelos pressupostos teórico-metodológicos da abordagem pós-crítica, realizando como estratégia metodológica para produção de dados um grupo focal com a participação de cinco estudantes (quatro do gênero feminino e um do masculino). As representações das/os estudantes são atravessados pela heteronormatividade e reforçam a visão dicotômica de corpo, gênero e sexualidades, com pouca expressão de subversões, bem como a ausência dessas temáticas nos currículos dos cursos, prejudicando a disseminação de práticas formativas que desconstruam estereótipos.