Announcements

Chamadas/Convocatorias

A Revista Binacional Brasil Argentina: diálogo entre as ciências (RBBA) convida pesquisadores, professores e estudantes a submeterem artigos e resenhas para o dossiê temático intitulado Relações sociais de gênero e práticas educativas bem sucedidas na educação básica, organizado pelos professores Benedito Eugenio (UESB), Héctor Odetti (UNL-Ar), Jorge Garcia Marin (USC-Es) e Tania Gusmão (UESB).

Este dossiê receberá trabalhos que abordem questões relacionadas aos estudos de gênero e de boas práticas educativas na educação básica. Esperamos trabalhos que discutam diferentes dimensões e possibilidades de pesquisas e estudos inter-relacionados com a educação básica, a exemplo de gênero, práticas educativas bem-sucedidas e tecnologia, práticas bem-sucedidas e ensino de conteúdos curriculares, gênero e formação docente, gênero e materiais didáticos, articulação educação básica e universidade. 

As normas para publicação estão disponíveis em:  http://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/about/submissions
Os textos devem ser submetidos diretamente no endereço eletrônico da revista.
Prazo para submissão: até 30 de maio de 2020.
Período de avaliação: junho de 2020.
Período de publicação: julho de 2020.

 

Chamada para publicação RBBA / Convocatoria para publicación de RBBA

 

A REVISTA BINACIONAL BRASIL - ARGENTINA: DIÁLOGO ENTRE AS CIÊNCIAS, publicação eletrônica de carácter binacional, com periodicidade semestral, organizada pelo Museu Pedagógico da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB, Brasil) e pelo Programa de Pós-Graduação em Didáctica de las Ciencias Experimentales, da Universidad Nacional del Litoral (UNL, Argentina), divulga chamada para publicação de artigos inéditos para compor o Dossiê - "Diálogos Curriculares Brasil-Argentina: redes de resistências. O dossiê está sendo organizado pelos professores doutores Francisco Ramallo (Universidad Nacional de Mar del Plata – UNMDP), Paulo de Tássio Borges da Silva (Universidade Federal do Sul da Bahia- UFSB) e Rafael Marques Gonçalves (Universidade Federal do Acre- UFAC).

Em tempos de retrocessos e ataques aos direitos na América Latina, em particular à educação, com reformas educacionais, centralização curricular e perseguição a professores, o dossiê propõe um diálogo acerca dos estudos curriculares no Brasil e na Argentina. A proposta tem como objetivo discutir as produções curriculares contemporâneas no Brasil e na Argentina, problematizando suas múltiplas dimensões que envolvem conhecimento, formação de professores e diferenças (étnico-racial, gêneros e sexualidades). Neste diálogo de enfrentamento aos retrocessos, convidamos pesquisadores no Brasil e na Argentina a apresentarem suas contribuições, construindo uma rede de resistências frente aos conservadorismos e desmontes da educação.

Para realizar o envio da proposta, acesse as normas de submissão disponíveis em http://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba. Apenas os trabalhos que levarem em conta as normas da revista serão consideradas para avaliação. A revista continua recebendo artigos diversos em fluxo contínuo.

Prazo para submissão: 30/08/2020

Dúvidas e informações: rbba@uesb.edu.br

  • Convocatoria para la publicación de artículos de la RBBA /Chamada para publicação de trabalhos RBBA

    2023-02-24

    LA REVISTA BINACIONAL BRASIL - ARGENTINA: DIÁLOGO ENTRE LAS CIENCIAS (ISSN 2316-1205), publicación electrónica binacional, organizada por el Museo Pedagógico de la Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB, Brasil) y por el Programa de Posgrado en Educación en las Ciencias Experimentales, de la Universidad Nacional del Litoral (UNL, Argentina) publica convocatoria para la publicación de trabajos inéditos para la sección de artículos de flujo continuo, así como para la composición de dossier.

    Entendiendo que la pandemia del Covid-19 y las condiciones de vida actuales requieren formas de reflexión audaces y agudas que inviten a mirar, construir conocimiento y generar propuestas alternativas en temas de educación y cuidado, género, desigualdad, etnia, formas de gestionar y organizar las instituciones educativas , experiencias científicas y artísticas, juegos infantiles, entre otros, la RBBA propone el dossier “Infancias en América Latina: problemáticas y desafíos actuales”, que buscará pensar las infancias desde y en América Latina para reconocer actores, voces y experiencias que forman el marco de las relaciones constitutivas de nuestras sociedades. Se trata de poner en diálogo perspectivas que aborden distintas investigaciones sobre problemas y desafíos en la educación de los niños y niñas.

    El dossier está siendo organizado por las profesoras doctoras Isabel Cristina de Jesus Brandão (UESB), Cecilia Ángela Odetti (FHUC-UNL) y Ligia Maria Motta Lima Leão de Aquino (UERJ).

    La fecha límite para la presentación de artículos para el dossier será el 30/04/2023.

    Read more about Convocatoria para la publicación de artículos de la RBBA /Chamada para publicação de trabalhos RBBA
  • Chamada para publicação de trabalhos RBBA / Convocatoria para la publicación de artículos de la RBBA

    2023-02-24

    A REVISTA BINACIONAL BRASIL - ARGENTINA: DIÁLOGO ENTRE AS CIÊNCIAS (ISSN 2316-1205), publicação eletrônica de caráter binacional, organizada pelo Museu Pedagógico da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB, Brasil) e pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências Experimentais, da Universidad Nacional del Litoral (UNL, Argentina) divulga chamada para publicação de trabalhos inéditos para a seção de artigos de fluxo contínuo, assim como para composição de dossiê.

    Entendendo que a pandemia de Covid-19 e as atuais condições de vida exigem formas de reflexão ousadas e agudas que nos convidem a olhar, construir conhecimento e gerar propostas alternativas sobre as questões de educação e cuidado, gênero, desigualdade, etnia, modos de gerir e organizar as instituições educativas, experiências científicas e artísticas, brincadeiras na infância, entre outras, a RBBA abre chamada de publicação também para o dossiê “Infâncias na América Latina: problemas e desafios atuais”, que buscará pensar infâncias desde e na América Latina, reconhecer atores, vozes e experiências que formam o quadro das relações constitutivas de nossas sociedades, entendendo que se trata de pôr em diálogo perspectivas que abordem diferentes investigações sobre problemas e desafios na educação de crianças.

    O dossiê está sendo organizado pelas professoras doutoras Isabel Cristina de Jesus Brandão (UESB), Cecilia Ángela Odetti (FHUC-UNL) e Ligia Maria Motta Lima Leão de Aquino (UERJ).

    O prazo final de envio de artigos e resenhas para o dossiê será 30/04/2023.

    Read more about Chamada para publicação de trabalhos RBBA / Convocatoria para la publicación de artículos de la RBBA
  • Chamada para publicação de trabalhos RBBA / Convocatoria para la publicación de artículos de la RBBA

    2023-02-24

    A REVISTA BINACIONAL BRASIL - ARGENTINA: DIÁLOGO ENTRE AS CIÊNCIAS (ISSN 2316-1205), publicação eletrônica de caráter binacional, organizada pelo Museu Pedagógico da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB, Brasil) e pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências Experimentais, da Universidad Nacional del Litoral (UNL, Argentina) divulga chamada para publicação de trabalhos inéditos para a seção de artigos de fluxo contínuo, assim como para composição de dossiê.

    Entendendo que a pandemia de Covid-19 e as atuais condições de vida exigem formas de reflexão ousadas e agudas que nos convidem a olhar, construir conhecimento e gerar propostas alternativas sobre as questões de educação e cuidado, gênero, desigualdade, etnia, modos de gerir e organizar as instituições educativas, experiências científicas e artísticas, brincadeiras na infância, entre outras, a RBBA abre chamada de publicação também para o dossiê “Infâncias na América Latina: problemas e desafios atuais”, que buscará pensar infâncias desde e na América Latina, reconhecer atores, vozes e experiências que formam o quadro das relações constitutivas de nossas sociedades, entendendo que se trata de pôr em diálogo perspectivas que abordem diferentes investigações sobre problemas e desafios na educação de crianças.

    O dossiê está sendo organizado pelas professoras doutoras Isabel Cristina de Jesus Brandão (UESB), Cecilia Ángela Odetti (FHUC-UNL) e Ligia Maria Motta Lima Leão de Aquino (UERJ).

    O prazo final de envio de artigos e resenhas para o dossiê será 30/04/2023.

    Read more about Chamada para publicação de trabalhos RBBA / Convocatoria para la publicación de artículos de la RBBA
  • Divulgando sua produção científica

    2021-05-04

    A RBBA informa aos autores/as e leitores/as que é poss´´ível compartilhar os links dos artigos publicados na revista nas redes sociais (Facebook, Twitter, WatsApp WhatsApp, Linkedin, etc.) ou enviar por email, a partir da página do artigo.

    A RBBA já se encarrega de fazer tal divulgação através de suas redes, mas ela pode ser potencializada a partir da divulgação individual. 

    Nos ajude a divulgar sua produção.

    Read more about Divulgando sua produção científica