MANDALAS PEDAGÓGICAS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM: SABERES E SABORES NA FORMAÇÃO DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i35.5660Palavras-chave:
Ensinar, Aprender, Docência, Processo formativoResumo
Este artigo perspectiva pensar as contribuições das metodologias e estratégias de ensino para a formação docente. Tem por objetivo descortinar as experiências referente a utilização na prática pedagógica e no processo de formação docente, de uma técnica de ensino e sua flexibilidade. Ainda buscamos conhecer a influência e a colaboração dessa técnica que convencionamos chamar de mandalas pedagógicas. Esta foi utilizada tanto na formação inicial quanto continuada; tanto no ensino quanto na pesquisa; visando a (re)construção de saberes e aprendizagens plurais. Constatamos que como estratégia pedagógica as mandalas pedagógicas são provocadoras de diálogos e contribuem para ultrapassarmos a simples reprodução de conteúdo e se mostraram como hábeis, principalmente, por explorar as dimensões artísticas e estéticas. Neste âmbito, as dimensões profissionais foram exploradas para compor o cotidiano dos espaços de formação e o processo formativo.