Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Anúncios
Atual
Arquivos
Normas de Submissão
Indexadores
Sobre a Rid-Uesb
A Revista de Iniciação à Docência
Diretrizes Éticas e de Boas Práticas de Publicação
Declaração de Privacidade
Cadastro de Parecerista
Materiais de Interesse
Equipe Editorial
Ficha Catalográfica
Contato
Buscar
Edições UESB
Portal de Periódicos UESB
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 6 n. 2 (2021): V. 6 n. 2: (jul. - dez., 2021)
v. 6 n. 2 (2021): V. 6 n. 2: (jul. - dez., 2021)
Publicado:
2021-12-22
Edição Completa
Edição Completa, V.6 n. 2
1-689
Sumário
Sumário
2-5
PDF
Apresentação
Editorial
Daisi Teresinha Chapani (Autor)
6-14
PDF
Artigos
(RE)construindo Biologia: estágio supervisionado em regência no ensino remoto emergencial durante pandemia de covid-19 no Brasil
Jamerson Santos Bandeira, Maria Danielle Araújo Mota (Autor)
15-34
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9506
Estágio supervisionado em Química e os novos moldes da educação: um relato de experiência
Aniole dos Santos Ferreira, Maíra Souza Machado, Grasiely Faccin Borges (Autor)
35-51
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.8911
Uso de animações para o ensino inclusivo de imunologia: uma experiência docente
Joanna de Freitas Rocha, Letícia de Castro Viana, Erika Freitas Mota (Autor)
52-70
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9111
A música acontece: experiências com música e cinema na escola de educação infantil
Mônica Araújo da Silva, Wenceslao Machado de Oliveira Jr (Autor)
71-90
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9390
Práticas pedagógicas do Pibid Ciências da Natureza: mapeando tendências
Eril Medeiros da Fonseca, Crisna Daniela Krause Bierhalz (Autor)
91-105
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9458
Influências do PIBID no conceito e na efetividade da qualidade em educação
Nathália Cristina Amorim Tamaio de Souza (Autor)
106-118
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.8901
As percepções dos egressos do Pibid da área de Ciências da Natureza: implicações do programa na formação docente
Tailine Penedo Batista, Eliane Gonçalves dos Santos (Autor)
119-134
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.8940
Ensinar por meio da Pedagogia por Projetos: reflexões acerca da prática de uma professora iniciante
Daiane Luzia de Matos Bueno, Fabiana Rosa Vilela de Oliveira Guilherme (Autor)
135-154
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9100
A monitoria acadêmica como aliada no processo de formação teórico-prática de licenciandos em ciências biológicas
Maria Camila Braga, Herikson Araújo de Freitas (Autor)
155-170
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.8935
Jogo Ping Pong Aritmético como apoio no processo ensino-aprendizagem das operações básicas: um relato de experiência
Rahilson Dias Costa, Francisco Feitosa (Autor)
171-188
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9846
Quando vivências humanas constroem Oásis: reflexões a partir da pedagogia de Freire sobre a atuação do pedagogo na educação não formal
Carla da Silva de Jesus, Alice Costa Macedo, Jaqueline Braga Morais Cajaiba (Autor)
189-203
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9597
Educação Especial, Ensino de Ciências e contribuições do licenciado em Ciências Biológicas: investigações em uma APAE do Norte do Paraná
Nathália Ribeiro Coelho Barbosa, Carolina Borghi Mendes (Autor)
204-224
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9693
Potencialidades do processo de implementação de Unidades Didáticas Multiestratégicas para a formação inicial de professores de Química
Francisco Otávio Cintra Ferrarini, Amadeu Moura Bego (Autor)
225-247
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9764
Matemática na Prova Brasil: Refletindo sobre a Formação Docente para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Claudionor de Oliveira Pastana, Erisnaldo Francisco Reis, Edilene de Freitas Gonçalves (Autor)
248-266
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.8934
Roda de conversa: diálogo docente para o acompanhamento do ensino aprendizagem na EJA da Rede Estadual da Bahia
Adriana de Mello Amorim Novais Silva, Nereida Maria Santos Mafra de Benedictis (Autor)
267-282
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9437
Formação continuada pós Pacto-BA e PNAIC: o ensino da leitura e da escrita no ERE à luz de fios discursivos freireanos
Márcia de Cassia Santos Mendes, Maria Aparecida Pacheco Gusmão (Autor)
283-298
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9465
Escola sem partido: representações da neutralidade política e ideológica no trabalho docente
Karina Mendonça Miranda, Andreia Cristina Freitas Barreto (Autor)
299-318
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9038
O que entendemos por Mentalidade Científica? Construções, Sentidos e Significados
Fabiana Correia Moura, Marcos Antônio Pinto Ribeiro (Autor)
319-340
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9423
Dossiê Paulo Freire: Olhares sobre a formação docente
Apresentação do Dossiê "Paulo Freire: olhares sobre a formação docente"
Ana Paula Solino Bastos, Simoni Tormöhlen Gehlen (Autor)
342-344
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.10078
A experiência do Pibid na UEMA sob os olhares freireanos: objetivos, metas e estratégias de formação profissional do Pibid na UEMA
Maria Goretti Cavalcante de Carvalho, Deuzimar Costa Serra (Autor)
345-362
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9432
Retalhos biográficos de uma professora iniciante
Flaviane Coutinho Neves Americano Rego, Helena Amaral da Fontoura (Autor)
363-379
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9414
Contribuições de práticas freirianas para a formação de professores/as: experiência de uma gestão escolar
Cosmerina Souza de Carvalho, Lilian Moreira Cruz (Autor)
380-396
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9392
O legado de Paulo Freire na Formação de Educadores em espaços formais e não-formais de ensino
Maria Teresinha Verle Kaefer, Taniamara Vizzotto Chaves (Autor)
397-414
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9409
Relatos de experiência: uma contribuição freiriana para pensar o trabalho do tutor virtual
Maria Valdinete de Pontes Matias, João Batista Gonçalves Bueno (Autor)
415-432
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9405
O desafio do estágio docente na Modalidade Remota como práxis em Mestrado Profissional em Psicologia da Saúde
Luanna Lua Sousa Felício, Carmem Virgínia Moraes da Silva (Autor)
433-451
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9285
Cartas à Dona Suzana: uma viagem de São Paulo a Salvador na formação de educadores científicos com Paulo Freire
Rafael Vitame Kauano, Felipe Barbosa Dias, André Kyoshi Fujii Ferrazo, Paula de Oliveira Souza (Autor)
452-473
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9286
Estudos de caso à luz da perspectiva freiriana: aprendizagens para a docência
Ana Maria Carmo, Andréia Francisco Afonso (Autor)
474-488
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9305
Uso de histórias em quadrinhos como recurso didático no ensino de Geografia: uma possibilidade para trabalhar a categoria Lugar
Ian Moura Martins, Teresa Cristina Cantanhede Borges, Audivan Ribeiro Garces Junior (Autor)
489-506
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9313
O referencial freireano e as pesquisas sobre formação inicial de professores na área das ciências da natureza: considerações iniciais
Pedro Neves da Rocha, Renato Eugênio da Silva Diniz (Autor)
507-525
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9289
Formação docente, metodologias ativas e problematização: diálogos com Paulo Freire
Thiago Jovane Nascimento, Sonia Regina de Souza Fernandes (Autor)
526-548
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9292
Ser tia ou professora? Profissionalidade na educação infantil, um olhar sobre as representações de professores do segmento
Jeanny Meiry Sombra Silva (Autor)
549-564
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9108
Contribuições de Paulo Freire na formação de professores para a Educação de Jovens e Adultos: uma análise da produção científica sob a ótica do Methodi Ordinatio
Juliane Retko Urban, Antonio Carlos Frasson (Autor)
565-582
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9103
Lembranças freireanas: reflexões docentes para pensar a formação de professores na Educação de Jovens e Adultos
Renato Antônio Ribeiro, Simone Sendin Moreira Guimarães (Autor)
583-602
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9283
Valores e atitudes na formação de docentes de matemática
Marinalva Lopes Ribeiro, Delma Ferreira de Oliveira (Autor)
603-619
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9351
Contribuições de Paulo Freire para as práticas pedagógicas de formadores(as) de professores(as) que ensinam Matemática
Ainá Montessanti Selingardi , Beatriz de Macêdo Zero, Samanta Margarida Milani (Autor)
620-640
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9242
Paulo Freire e os modelos de formação docente: a práxis como categoria
Caio Corrêa Derossi, Bethânia Mederiros Geremias (Autor)
641-658
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9160
O Intelectual Orgânico como Educador Popular: aproximações entre as ideias de Antonio Gramsci e Paulo Freire
Flávia Ribeiro Amaro (Autor)
659-674
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9374
Direitos humanos, valores morais e educação libertadora: diálogos para a construção da autonomia na escola
Rita Melissa Lepre, Isabel Cristina de Campos, Eduardo Silva Benetti, Matheus Estevão Ferreira da Silva (Autor)
675-689
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9375
DOI
Idioma
English
Español (España)
Português (Brasil)
Enviar Submissão
Enviar Submissão
qualis
Palavras-chave
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários
Edição Atual