Ir al contenido principal
Ir al menú de navegación principal
Ir al pie de página del sitio
Open Menu
Avisos
Actual
Archivos
Normas de Submissão
Indexadores
Sobre a Rid-Uesb
A Revista de Iniciação à Docência
Diretrizes Éticas e de Boas Práticas de Publicação
Declaración de privacidad
Cadastro de Parecerista
Materiais de Interesse
Equipo editorial
Ficha Catalográfica
Contacto
Buscar
Edições UESB
Portal de Periódicos UESB
Registrarse
Entrar
Inicio
/
Archivos
/
Vol. 6 Núm. 2 (2021): V. 6 n. 2: (jul. - dez., 2021)
Vol. 6 Núm. 2 (2021): V. 6 n. 2: (jul. - dez., 2021)
Publicado:
2021-12-22
Edição Completa
Edição Completa, V.6 n. 2
1-689
Sumário
Sumário
2-5
PDF (Português (Brasil))
Apresentação
Editorial
Daisi Teresinha Chapani (Autor)
6-14
PDF (Português (Brasil))
Artigos
(RE)construindo Biologia: estágio supervisionado em regência no ensino remoto emergencial durante pandemia de covid-19 no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9506
Jamerson Santos Bandeira, Maria Danielle Araújo Mota (Autor)
15-34
PDF (Português (Brasil))
Estágio supervisionado em Química e os novos moldes da educação: um relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.8911
Aniole dos Santos Ferreira, Maíra Souza Machado, Grasiely Faccin Borges (Autor)
35-51
PDF (Português (Brasil))
Uso de animações para o ensino inclusivo de imunologia: uma experiência docente
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9111
Joanna de Freitas Rocha, Letícia de Castro Viana, Erika Freitas Mota (Autor)
52-70
PDF (Português (Brasil))
A música acontece: experiências com música e cinema na escola de educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9390
Mônica Araújo da Silva, Wenceslao Machado de Oliveira Jr (Autor)
71-90
PDF (Português (Brasil))
Práticas pedagógicas do Pibid Ciências da Natureza: mapeando tendências
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9458
Eril Medeiros da Fonseca, Crisna Daniela Krause Bierhalz (Autor)
91-105
PDF (Português (Brasil))
Influências do PIBID no conceito e na efetividade da qualidade em educação
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.8901
Nathália Cristina Amorim Tamaio de Souza (Autor)
106-118
PDF (Português (Brasil))
As percepções dos egressos do Pibid da área de Ciências da Natureza: implicações do programa na formação docente
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.8940
Tailine Penedo Batista, Eliane Gonçalves dos Santos (Autor)
119-134
PDF (Português (Brasil))
Ensinar por meio da Pedagogia por Projetos: reflexões acerca da prática de uma professora iniciante
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9100
Daiane Luzia de Matos Bueno, Fabiana Rosa Vilela de Oliveira Guilherme (Autor)
135-154
PDF (Português (Brasil))
A monitoria acadêmica como aliada no processo de formação teórico-prática de licenciandos em ciências biológicas
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.8935
Maria Camila Braga, Herikson Araújo de Freitas (Autor)
155-170
PDF (Português (Brasil))
Jogo Ping Pong Aritmético como apoio no processo ensino-aprendizagem das operações básicas: um relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9846
Rahilson Dias Costa, Francisco Feitosa (Autor)
171-188
PDF (Português (Brasil))
Quando vivências humanas constroem Oásis: reflexões a partir da pedagogia de Freire sobre a atuação do pedagogo na educação não formal
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9597
Carla da Silva de Jesus, Alice Costa Macedo, Jaqueline Braga Morais Cajaiba (Autor)
189-203
PDF (Português (Brasil))
Educação Especial, Ensino de Ciências e contribuições do licenciado em Ciências Biológicas: investigações em uma APAE do Norte do Paraná
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9693
Nathália Ribeiro Coelho Barbosa, Carolina Borghi Mendes (Autor)
204-224
PDF (Português (Brasil))
Potencialidades do processo de implementação de Unidades Didáticas Multiestratégicas para a formação inicial de professores de Química
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9764
Francisco Otávio Cintra Ferrarini, Amadeu Moura Bego (Autor)
225-247
PDF (Português (Brasil))
Matemática na Prova Brasil: Refletindo sobre a Formação Docente para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.8934
Claudionor de Oliveira Pastana, Erisnaldo Francisco Reis, Edilene de Freitas Gonçalves (Autor)
248-266
PDF (Português (Brasil))
Roda de conversa: diálogo docente para o acompanhamento do ensino aprendizagem na EJA da Rede Estadual da Bahia
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9437
Adriana de Mello Amorim Novais Silva, Nereida Maria Santos Mafra de Benedictis (Autor)
267-282
PDF (Português (Brasil))
Formação continuada pós Pacto-BA e PNAIC: o ensino da leitura e da escrita no ERE à luz de fios discursivos freireanos
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9465
Márcia de Cassia Santos Mendes, Maria Aparecida Pacheco Gusmão (Autor)
283-298
PDF (Português (Brasil))
Escola sem partido: representações da neutralidade política e ideológica no trabalho docente
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9038
Karina Mendonça Miranda, Andreia Cristina Freitas Barreto (Autor)
299-318
PDF (Português (Brasil))
O que entendemos por Mentalidade Científica? Construções, Sentidos e Significados
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9423
Fabiana Correia Moura, Marcos Antônio Pinto Ribeiro (Autor)
319-340
PDF (Português (Brasil))
Dossiê Paulo Freire: Olhares sobre a formação docente
Apresentação do Dossiê "Paulo Freire: olhares sobre a formação docente"
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.10078
Ana Paula Solino Bastos, Simoni Tormöhlen Gehlen (Autor)
342-344
PDF (Português (Brasil))
A experiência do Pibid na UEMA sob os olhares freireanos: objetivos, metas e estratégias de formação profissional do Pibid na UEMA
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9432
Maria Goretti Cavalcante de Carvalho, Deuzimar Costa Serra (Autor)
345-362
PDF (Português (Brasil))
Retalhos biográficos de uma professora iniciante
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9414
Flaviane Coutinho Neves Americano Rego, Helena Amaral da Fontoura (Autor)
363-379
PDF (Português (Brasil))
Contribuições de práticas freirianas para a formação de professores/as: experiência de uma gestão escolar
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9392
Cosmerina Souza de Carvalho, Lilian Moreira Cruz (Autor)
380-396
PDF (Português (Brasil))
O legado de Paulo Freire na Formação de Educadores em espaços formais e não-formais de ensino
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9409
Maria Teresinha Verle Kaefer, Taniamara Vizzotto Chaves (Autor)
397-414
PDF (Português (Brasil))
Relatos de experiência: uma contribuição freiriana para pensar o trabalho do tutor virtual
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9405
Maria Valdinete de Pontes Matias, João Batista Gonçalves Bueno (Autor)
415-432
PDF (Português (Brasil))
O desafio do estágio docente na Modalidade Remota como práxis em Mestrado Profissional em Psicologia da Saúde
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9285
Luanna Lua Sousa Felício, Carmem Virgínia Moraes da Silva (Autor)
433-451
PDF (Português (Brasil))
Cartas à Dona Suzana: uma viagem de São Paulo a Salvador na formação de educadores científicos com Paulo Freire
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9286
Rafael Vitame Kauano, Felipe Barbosa Dias, André Kyoshi Fujii Ferrazo, Paula de Oliveira Souza (Autor)
452-473
PDF (Português (Brasil))
Estudos de caso à luz da perspectiva freiriana: aprendizagens para a docência
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9305
Ana Maria Carmo, Andréia Francisco Afonso (Autor)
474-488
PDF (Português (Brasil))
Uso de histórias em quadrinhos como recurso didático no ensino de Geografia: uma possibilidade para trabalhar a categoria Lugar
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9313
Ian Moura Martins, Teresa Cristina Cantanhede Borges, Audivan Ribeiro Garces Junior (Autor)
489-506
PDF (Português (Brasil))
O referencial freireano e as pesquisas sobre formação inicial de professores na área das ciências da natureza: considerações iniciais
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9289
Pedro Neves da Rocha, Renato Eugênio da Silva Diniz (Autor)
507-525
PDF (Português (Brasil))
Formação docente, metodologias ativas e problematização: diálogos com Paulo Freire
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9292
Thiago Jovane Nascimento, Sonia Regina de Souza Fernandes (Autor)
526-548
PDF (Português (Brasil))
Ser tia ou professora? Profissionalidade na educação infantil, um olhar sobre as representações de professores do segmento
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9108
Jeanny Meiry Sombra Silva (Autor)
549-564
PDF (Português (Brasil))
Contribuições de Paulo Freire na formação de professores para a Educação de Jovens e Adultos: uma análise da produção científica sob a ótica do Methodi Ordinatio
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9103
Juliane Retko Urban, Antonio Carlos Frasson (Autor)
565-582
PDF (Português (Brasil))
Lembranças freireanas: reflexões docentes para pensar a formação de professores na Educação de Jovens e Adultos
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9283
Renato Antônio Ribeiro, Simone Sendin Moreira Guimarães (Autor)
583-602
PDF (Português (Brasil))
Valores e atitudes na formação de docentes de matemática
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9351
Marinalva Lopes Ribeiro, Delma Ferreira de Oliveira (Autor)
603-619
PDF (Português (Brasil))
Contribuições de Paulo Freire para as práticas pedagógicas de formadores(as) de professores(as) que ensinam Matemática
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9242
Ainá Montessanti Selingardi , Beatriz de Macêdo Zero, Samanta Margarida Milani (Autor)
620-640
PDF (Português (Brasil))
Paulo Freire e os modelos de formação docente: a práxis como categoria
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9160
Caio Corrêa Derossi, Bethânia Mederiros Geremias (Autor)
641-658
PDF (Português (Brasil))
O Intelectual Orgânico como Educador Popular: aproximações entre as ideias de Antonio Gramsci e Paulo Freire
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9374
Flávia Ribeiro Amaro (Autor)
659-674
PDF (Português (Brasil))
Direitos humanos, valores morais e educação libertadora: diálogos para a construção da autonomia na escola
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9375
Rita Melissa Lepre, Isabel Cristina de Campos, Eduardo Silva Benetti, Matheus Estevão Ferreira da Silva (Autor)
675-689
PDF (Português (Brasil))
DOI
Idioma
English
Español (España)
Português (Brasil)
Enviar un artículo
Enviar un artículo
qualis
Palabras clave
enseñanza
filosofía de la ciencia
formación de docente
Información
Para lectores/as
Para autores/as
Para bibliotecarios/as
Número actual